28 de jan de 2008

UFSJ: Inverno cultural homenageia Clara Nunes

O 21º Inverno Cultural da UFSJ presta, na edição deste ano, tributo a um Brasil Mestiço, materializado na homenagem à cantora Clara Nunes, de quem o crítico Antonio Callado escreveu, ao assistir ao show Clara Mestiça: "o espetáculo (...) vale muitos livros e muita reflexão sobre este Brasil que ficou longe dos olhos dos governantes, um Brasil popular e mestiço."
Em 1983, há exatos 25 anos, Clara ? que fazia questão de se definir como uma "cantora popular brasileira" ? partia, deixando saudosos fãs em todo o país. A Guerreira gravou compositores populares, tanto oriundos das camadas excluídas socialmente quanto de classe média. Cantava Capiba, Baianinho, Carlos Cachaça, Xangô da Mangueira, Candeia, Caymmi, Romildo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulo César Pinheiro, entre tantos outros, "porque sentia em todos eles elementos da brasilidade que pretendia divulgar. Entoava o amor e os orixás, mas também falava das dificuldades e da exclusão social", explica a professora Silvia Maria Jardim Brügger, do Departamento de Ciências Sociais da UFSJ, coordenadora desta homenagem.
Uma breve história da ligação de Clara com a música do Brasil popular, aquele do samba, dos folguedos, dos frevos, forrós e jongos, pode ser lida na página da UFSJ, no link Inverno Cultural, onde também está publicado, para download, o papel de parede com a delicada arte criada pela publicitária Olívia Lombardi, da Due Arquitetura e Comunicação. Acompanhe, neste endereço (www.invernocultural.ufsj.edu.br), todas as informações relativas ao festival de arte e cultura da Federal de São João del-Rei.

Fonte: UFSJ (22/01/08)

Nenhum comentário:

HOMENAGENS!

Loading...

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

PARCERIA MERCADO LIVRE

CLARA NO YOU TUBE

Loading...

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS