13 de jun. de 2012


UM POUCO MAIS CLARA - TERCEIRA PARTE

Ainda neste período( 1972) a cabeça de Clara estava á mil insegura ela regenava da noite para o dia os pais ogum e Iansã para bater cabeça para oxum e xangô.Sua crença chegou a beirar ao fanatismo. Crente de que era filha de oxum Clara começou ase comportar e a se vestir de forma que não desagradasse seu orixá, agora lançava mão de colares de contas amarelas e de numerosos braceletes de latão.

 

E assim passou por um tempo até que sentia uma energia negativa que estava circulante no Rio de Janeiro, então cismou em se proteger em todos os lados  e em uma de suas incursões pelos  subúrbios cariocas ao lado de Adelzon, tomou conhecimento que no morro da serrinha em Madureira havia uma poderosa benzedeira  VOVÓ MARIA JOANA  e lá se foi Clara ao terreiro , sendo assim devolvida a seus orixás guardiões , orixás guerreiros OGUM E IANSÃ.


 Em 1973 ,Clara estréia seu show no teatro Castro Alves , na cidade de Salvador/BA , com o nome de   POETA ,  MOÇA E  VIOLÃO, ao lado do grande e ilustre poeta Vinícius de Moraes e do músico Toquinho, não preciso dizer por que o show teve este nome, Clara era a moça, Vinícius o poeta e Toquinho o violão, Com o lançamento deste show ao lado de grandes mestres , Clara teve ainda mais portas abertas, consolidando á cada dia mais e mais sua carreira que despontava por todo o Brasil.








Este show ganhou repercussão   em todo o Brasil, todos os donos de casas de espetáculos queriam ver Clara cantando Tom Jobim,Ary Barroso, Baden entre outros de salvador  o espetáculo desceu para Porto Alegre , passando por Curitiba , são Paulo...o show ficou em cartaz durante 3 meses de quarta á domingo com seções diárias lotadas.

 Eis que o mundo esperava por Claridade,Benil junto com a Odeon fechou uma tournê pela Europa , Clara se apresentaria em Estocolmo, e Paris .Em Lisboa participaria de um programa de TV e faria um espetáculo fechado de última hora. convidada para uma apresentação na 8º edição do MIDEM .Na Suécia Clara ficou tensa mas nem imaginava que as criticas seriam formidáveis e lhe renderiam as primeiras páginas de muitos jornais e revistas.No dia seguinte estampava – se ´´ UM PÁSSARO BRANCO PASSOU PELO CÉU CINZENTO DA SUÉCIA.´´, Clara também gravou na Europa o Lp BRASÍLIA, o qual vendeu muitos lps principalmente  na França , ficando em primeiro lugar nas paradas de lá e  representou muito bem o Brasil no festival.

  
 ´´ Cresci  ouvindo Ângela Maria, Carmem costa e principalmente Dalva de oliveira e Elizeth Cardoso. Acho muito natural ter influência das quatro , mas não imito nenhuma. Tenho a minha voz e a minha maneira de cantar. ´´

´´ ainda estou na metade do meu caminho, mas sei que vou até o fim...´´

1974 chega e Clara mal havia chegado ao Brasil e já soube das boas novas ela foi coroada a melhor cantora do ano no concurso de rádio e TV bandeirantes em SP e no Rio também como a melhor cantora do ano e foi agraciada com o troféu globo de imprensa , tristeza pé no chão ganhou o prêmio de música mais divulgada do ano de 1973, só dava ela!


 Em seu retorno ao Brasil , gravou o Lp ALVORECER , que chegou ao topo das paradas brasileiras com a música CONTO DE AREIA ( Romildo e Toninho ) , ai,ai , esta é sem dúvidas a minha maioral, minha inspiração para amar esta grandiosa mulher , Neste mesmo disco também a grande parceria de Délcio Carvalho e Ivone Lara com a música tema do lp , Alvorecer, .Clara consegue vencer a barreira , vende mais de 400 mil cópias , abrindo assim espaço para outras grandes cantoras da MPB como Alcione, Beth Carvalho, Maria Bethânia e a pimentinha Elis Regina e quebrando um velho tabu de que mulher não vendias discos, pois foi a primeira a estourar de verdade vendendo mais de 100 mil cópias.


 Clara  lança seu espetáculo junto com o ator Paulo Gracindo, na segunda montagem do espetáculo  BRASILEIRO PROFISSÃO ESPERANÇA, tendo como escritor Paulo Pontes, este show contava a história de Dolores Duran e Antonio Maria, este espetáculo rendeu Um ano de bilheteria e um Lp com o mesmo nome e lançado nesta época , dirigido por nada mais nada menos que Bibi Ferreira, chegando a ter públicos diários em torno de 1000 pessoas.
 Este show rodou por todas as capitais brasileiras , passando também por aqui, Porto Alegre com um show lotado no antigo TEATRO LEOPOLDINA, hoje teatro da OSPA, com a orquestra sinfônica local.






     E Chega ao fim uma parceria  de sucesso ao lado do então namorado e produtor Adelzon Alves , após o lançamento de seu último lp com parceria de Adelson.






















SEGUE...

BOA NOITE AMIGOS E VISITANTES, HOJE CONTAMOS MAIS UM PEDACINHO DESTA TRAJETÓRIA DE SUCESSO!

ABRAÇOS

ANINHA VIEIRA/RS

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS