Rio -  João Nogueira morou na Rua Dias da Cruz, bem em frente ao endereço do Imperator, célebre cinema e, depois, casa de shows que agitou a Zona Norte carioca nos anos 90 e que será reaberta ao público nesta sexta-feira. Portanto, nada mais adequado que o show de inauguração seja com seu filho, o também cantor Diogo Nogueira. Na noite de terça-feira, ele fez um aprovado ‘test-drive’ da casa, em apresentação apenas para convidados, com a presença de artistas e do prefeito Eduardo Paes.
Eduardo Paes e Diogo Nogueira beijam a bandeira da Portela na exposição sobre João Nogueira | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
Eduardo Paes e Diogo Nogueira beijam a bandeira da Portela na exposição sobre João Nogueira | Foto: Maíra Coelho / Agência O Dia
“Meu pai estaria muito orgulhoso de me ver aqui neste palco. O samba, sem dúvida, está em festa”, decretou Diogo Nogueira, emocionado.
De fato, é bem provável que João estivesse babando. É que o novo Imperator está, na verdade, inserido no Centro Cultural João Nogueira, uma estrutura de três andares que vai trazer ainda salas de cinema e de exposições, sendo a primeira justamente sobre a vida e obra do célebre sambista.
Fechado desde 1996, o Imperator está novinho em folha, todo reformado pela Riourbe, em um investimento de R$ 28 milhões. Além do espaço cultural, a população do Méier celebra também a chegada esta semana da Unidade de Ordem Pública (UOP) ao bairro.
“É uma alegria devolver esse espaço tão tradicional na Zona Norte, além de homenagear um supercarioca suburbano, que encantou esta cidade e deixou uma família linda com uma grande voz, seu filho Diogo”, disse o prefeito.
Diogo cantou sambas clássicos e contou com a participação de convidados, como Alcione e a bateria da Portela. Na plateia, o sambista Monarco, o ator Marco Nanini, o jornalista Sergio Cabral, a modelo Isabel Fillardis, o cantor Geraldo Azevedo e o empresário Luiz Calainho aplaudiam.
O espaço para o público comporta 607 pessoas sentadas em arquibancadas móveis que, reajustadas, aumentam a capacidade para receber até 1.500 pessoas.
“A programação vai trazer musicais, espetáculos infantis, shows, teatro, dança, enfim, a ideia é ser eclética”, antecipa Aniela Jordan, diretora artística do Imperator.
No domingo, o Centro Cultural João Nogueira vai abrir as portas para o público conhecer o espaço sem pagar nada.