12 de nov. de 2007





Artistas de um show inesquecível

Rodolpho José Del Guerra


Depois de dez anos, encontro um cd de um show realizado em São José, dia 22 de novembro de 1997, no salão térreo da sede do Rio Pardo F.C., antigo "Restaurante Acalanto". Era a cópia, discretamente modificada, de um show que fora sucesso no Rio de Janeiro, dirigido por Bibi Ferreira, com a cantora Clara Nunes e o intérprete-poeta Paulo Gracindo.
O espetáculo do Rio, naqueles anos de repressão política, tinha como objetivo, além de presentear o povo com um show de arte, angariar fundos para os perseguidos, presos e exilados políticos.
Tão Alves acalentou, durante anos, o sonho de montar este grandioso espetáculo na pequena São José do Rio Pardo, incentivado pelos artistas Celina Agliussi, que tinha voltado a S. José, depois de cursar canto e teatro no Rio de Janeiro, a pianista Mana Tessari e o percussionista Roberto Agliussi. Tão foi a São Paulo, com texto do espetáculo pouco modificado, conseguindo de Bibi Ferreira e Gracindo Júnior autorização para reproduzi-lo, sem nenhuma censura, sem nenhum ônus.
E São José teve o orgulho de ver montado o belíssimo show e o prazer de assistir ao "Brasileiro, Profissão Esperança".

Encantado, ouço o cd de 1997. Foram quarenta e cinco minutos, que correram céleres. Torcia para que aquele deleite não chegasse ao fim...
Voltei aos anos 50 e 60, ouvindo letras românticas de Dolores Duran, interpretadas por Celina, e os textos poéticos declamados pelo sensível Tão, incrustados nos sons doces e ritmados de Mana e Roberto.
Os textos de Antônio Maria e de Zé Régio nos falavam de dor e superações que se valorizavam no canto de amor e dor de Dolores... Era a mensagem para os apaixonados, os felizes, os desiludidos, os magoados, os abandonados... E presenciei, naquele inesquecível show de 1997, muitos acompanharem as músicas cantarolando, chorando, aplaudindo... Não só os maiores de 40 embeveceram-se com a beleza inesperada; também os jovens, admirados com harmonia perfeita, aplaudiam.
E os quarenta e cinco minutos de emoções, sem pausas, sem cortes, sem intervalos, levam-nos ao mundo mágico, maravilhoso, impenetrável dos poetas, dos compositores e dos intérpretes.

http://www.casaeuclidiana.org.br/texto/ler.asp?Id=1585&Secao=117

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS