1 de ago. de 2012


um pouco mais Clara  -  o Adeus á guerreira - final

No ano de 1982 veio com tudo, uma espécie de despedida, já nos primeiros dias de janeiro Clara e o Brasil receberam uma noticia que cairia como uma bomba, a morte da amiga e cantora Elis, Clara confidência a seu marido que se morresse não gostaria de que seu enterro virasse um circo como aconteceu no caso da amiga ainda não se imaginava o que estava por vir.


No mês de maio foi chamada por Chico para participar do CANTA BRASIL ,



logo após entra em estúdio para gravar o LP Nação, este sucesso chega em outros países, como Alemanha e Japão, onde ela gravaria um especial para a NHK. Em 1982, para nossa tristeza o último depoimento da nossa eterna musa:



´´ Eu tenho a grande missão de cantar, eu acho que todas as pessoas tem uma missão, a gente está aqui neste mundo , ninguém está passeando ou passando férias, está todo mundo aqui cumprindo um compromisso já assumido em outras vidas, eu entendo assim... ´´

Mais uma visita de Clara em Porto Alegre aconteceu em outubro de 82, veio participar do comício do candidato gaúcho Pedro Simon que disputava o cargo de governador .



O ano de 1982 ,foi um ano proveitoso para Claridade, fez muitos shows pelo mundo á fora e ganhava ainda mais popularidade e reconhecimento, estava no auge de sua carreira, conseguira enfim o sucesso, eis que Clara vai novamente á Caetanópolis visitar a família nas férias de dezembro, como  fazia  sempre, para passar o natal, Clara estava muito preocupada com o caso da irmãs Linda e Dircinha Batista. Então clara falou á Dindinha que o fim de sua carreira não seria de abandono, ela sonhava trabalhar mais uns cinco anos e construir uma creche para abrigar idosos e crianças carentes, em um lugar  calmo para trabalhar o social e garantir uma morada digna.
Visitou muitos familiares e amigos, inclusive estando em propriedades bem afastadas da cidade afim de ver parentes que há muito não via, em uma das voltas do interior Clara comenta com Paulo que não veria nunca mais aquelas pessoas e fica muito tempo em silêncio dentro do carro do casal, Paulo ainda brinca  que no ano que vem eles voltariam.
Quando retornou de sua cidade natal, falou a seu marido Paulo que iria fazer uma cirurgia de varizes, pois sentia muitas dores nas pernas e achava que suas pernas estavam feias.

1983 desponta e seu LP Nação, estava vendendo muito, logo no mês de janeiro Clara grava seu último clipe para o fantástico, com a música Ijexá de Edil Pacheco, o vídeo foi gravado na Bahia em meio aos pelourinhos da cidade, ficou um lindo registro de Clara feliz no meio de seu povo.
Clara parecia pressentir algo, ela pediu á Patury, divulgador da Odeon na Bahia que queria muito participar da festa do nosso senhor do Bomfim , após a festa ela fala ao amigo:  
 ´´ Obrigada meu irmão, achei que fosse morrer sem participar de uma festa do bomfim.´´
 

 Sua mediunidade era muito aflorada desde os tempos de sua primeira ida á Recife e contato com pai Edu, sempre jogava búzios, fazia suas oferendas e obrigação e para todos os santos, usava sempre roupas brancas ou de cores claras, não comia as comidas de orixás...
 No dia  13 de fevereiro Claridade desfilaria pela última vez em sua querida Portela, entrou na Sapucaí já com o sol nascendo, linda com sua maquiagem em tons de azul e branco e os lábios vermelhos como sempre usava, á seu lado o amigo de sempre Guilherme Pereira, vinha com sua fantasia em azul, prata e plumas, deslumbrante e sorridente, neste ano a Portela conquistou o segundo lugar .
 Neste período ela só pensava na cirurgia que teria que passar, ela tinha pavor de picadas de agulhas, mas não teria como operar sem uma anestesia, no dia 05 de março Clara levantou cedo, tomou banho e se arrumou para ir para a clínica, foi sozinha dirigindo e levou junto uma amiga que veio de Paraopéba para este dia acompanhar a amiga.
 Chegaram á clinica as dez para as oito da manhã foi direto ao quarto, logo em seguida chegaria o anestesista Américo salgueiro e Clara lhe comunica que prefere anestesia geral e não a peridural que poderia ter evitado tamanha dor no povo brasileiro.
 No momento da anestesi o anestesista brinca com Clara, ´´Tenha bons sonhos!´´
 ela responde: ´´ que sejam coloridos doutor. ´´



Para tristeza de milhares de brasileiros , nossa guerreira sofre um choque anafilático, durante a cirurgia ficando em  coma profundo por tristes e angustiantes 28 dias,muito sofrimento, muita dor, no dia cinzento de 02 de abril de 1983 perdemos nossa amada guerreira .
   

Calava –se ali a maior voz da música brasileira, morria nosso sabiá!!!



Em meados de 1984, um tempo depois do falecimento de Clara, Dindinha recebe uma mensagem psicografada por o médium XICO XAVIER , onde se encontra as seguintes frases.
 
´´ ... DESCREVER – LHES O QUE SE PASSOU COMIGO É IMPOSSÍVEL AGORA. AQUELA ANESTESIA SUAVE QUE ME FAZIA SORRIR , SE TRANSFORMOU EM UMA OUTRA ESPÉCIE DE REPOUSO , QUE ME FAZIA DORMIR... ´´

    Com o falecimento de CLARA NUNES, seu marido Paulo César, doou tudo que foi de Clara para Dindinha, para que ela guardasse e cuidasse até um dia Clara ganhar o tão sonhado por nós fãs , o museu Clara Nunes, esta doação foi registrada em cartório, a prefeitura queria ficar com o material para fundar o museu, mas dindinha preferiu ficar com tudo que é muito bem cuidado, pois á inúmeros vestidos muito sensíveis  ao passar do tempo.

  Dindinha , também guarda com muito carinho a  tiara de flores que Clara usava, a tiara era montada na hora e por isto as flores que á formam ainda estão com os grampos pendurado, e todas as vezes que ela toca na coroa, chora pois lembra que um dia a bela coroa de flores em tecidos coloridos esteve presa nos lindos cabelos de Clara.
 
CURIOSIDADES:

 Clarinha era muito afobada , mas em uma certa vez, logo no inicio da carreira, em um vôo da ponte aérea Rio-São Paulo, notou que a porta do avião estava parcialmente aberta, e fez a maior gritaria, todos ficaram apavorados , depois deste incidente Clarinha aprendeu a ser mais calma e tranqüila com as coisas, e principalmente, aprendeu á esperar.

     Para quem não sabe , seu time de coração é o grandioso cruzeiro e clara até já interpretou o hino do clube uma vez.   



   Além disto nossa musa da voz adorável, colecionava móveis antigos e imagens barrocas, além das milhares guias de contas coloridas, e os vestidos, ai, os vestidos, nada nunca vai ser igual, aqueles vestidos de rendas e panos na maioria das vezes branco como o céu, ainda tinha as pulseiras douradas como um raio de sol e suas coroas de conchas ou flores, dignas de uma rainha.

   Nossa guerreira para quem não sabe, era fumante, a marca do cigarro era  CHANCELER. E também já vi por meus passeios pela internet que minha Clarinha também adorava tomar uma cervejinha bem gelada e um bom e velho wisk.
 
  Outra coisa importante era a casa dela no rio: Clara comprou junto com seu marido uma linda casa de 3 andares numa subida do  bairro JARDIM BOTÂNICO, a casa ficava bem no alto e do quintal se podia ver as costas do Cristo Redentor; no jardim havia uma imagem de NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS, e o muro repleto de uma trepadeira. Na casa Clarinha fez um quarto para esperar seu afilhado SUED , que viria de Minas  para estudar e morar com ela, hoje Sued é casado e pai de um casal de filhos, sei também que o menino se chama Saulo.
O maquiador de Clara se chamava GUILHERME PEREIRA,dizem por ai que Clara revelou muitos segredos para ele, segredos os quais ele jura que levara para o tumulo , ou seja , nunca vamos saber

    Quem diria , na atual casa de Dindinha, á um velho e antigo FOGÃO DE LENHA, que pertenceu á Clara, ela amava ficar recostada nele se esquentado do frio.
      Assim era clara Nunes, uma deusa , que por onde passava deixava a emoção com seu canto de sabiá.
     
      
   A  creche clara Nunes, sobrevive de doações e da venda de tapetes feitos de retalhos doados pela comunidade , eu queria muito conhecer, pois clara sempre idealizou este trabalho da creche, com certeza lá , é onde ela esta mais viva e presente, sem contar que em cada uma das salas da creche tem um pôster gigante da Clarinha. Deve ser mágico fazer um passeio por lá, são 70 crianças carentes da comunidade.
   Hoje na antiga fábrica que Clara trabalhou aos 14 anos, existe o  Centro Cultural Clara Nunes, inaugurado em 04 de agosto de 2007, onde há oficinas de arte e cultura para  crianças carentes da região.

        CLARA recebeu do marido,  poeta Paulo César Pinheiro, o apelido de SABIÁ.
 O pai da Marisa Monte era da Portela e amigo de Clara, por isso, Marisa quando menina, vivia no colinho de Claridade
 

Procurei fazer um resumo da vida e obra da guerreira Clara Nunes para compartilhar com os amigos que aqui chegam, como falei é um resumo, CLARA foi e sempre será muito maior que estas linhas que escrevi.

ENTRAMOS NO MÊS DE AGOSTO, DAQUI Á POUCOS DIAS COMEÇA O FESTIVAL CLARA NUNES EM CAETANÓPOLIS/MG , UM SONHO DE TODOS NÓS FÃS SE REALIZA NO DIA 11 A INAUGURAÇÃO DO ´´ MEMORIAL CLARA NUNES.

Passei muitos transtornos no decorrer deste ano por ter este espaço e o espaço que criei no face, pessoa que não conhecem meu trabalho antigo e sem fins lucrativos espalharam no face coisas horríveis á meu respeito , uma sra que hoje se diz fora do mundo virtual Clara Nunes tentou de todas as maneiras estragar este espaço, o espaço do face e difamar meu nome como ladra de fotos e coisas piores que esta, eu não desisti de manter tudo e apesar de ter passado bons bocados estou feliz, é um ano de conquistas para Clara Nunes e sua Família e é isso que deve ser lembrado e divulgado.

Não sou uma ladra de fotos e nada do que foi falado á meu respeito, tenho amigos importantes nesta caminhada , parceiros que ajudam a manter este espaço sempre ativo , não cito nomes mas tenho a alegria de saber que pessoas ligadas á Clara acreditam em minha verdade e não preciso mais ficar triste com tantas maldades que fizeram.

AOS AMIGOS , CURTIDORES, VISITANTES, ... SÓ TENHO Á DIZER QUE ESTOU FELIZ ,
EM NOME DE TODOS OS FÃS AGRADECEMOS A SRA MARIA GONÇALVES POR TANTOS ANOS DE LUTA , VALE Á PENA SEGUIR EM FRENTE SEMPRE!
A PROVA DISSO ESTA A´, O MEMORIAL CLARA NUNES, 30 ANOS DE LUTA!

PARABÉNS FAMÍLIA CLARA NUNES!

PARABÉNS MARIQUITA( DINDINHA) POR SUA GARRA E DETERMINAÇÃO!

PARABÉNS MÁRCIO GUIMA E NEIDE PESSOA PELO ESPAÇO DEDICADO Á MANTER CLARA VIVA!

PARABÉNS Á TODOS QUE DE UMA MANEIRA OU OUTRA LUTARAM BRAVAMENTE DURANTES ANOS PARA QUE CLARA SE PERPETUASSE!

ABRAÇOS 

ANINHA VIEIRA/RS

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS