12 de ago. de 2012


Londres passa bastão ao Rio com grande festa

Pelé, Seu Jorge e Marisa Monte participam da cerimônia que fechou Olimpíada. Britânicos, de novo, apostaram nas suas músicas
'Em chamas', Estádio Olímpico ganha as cores da bandeira do Brasil / Indranil Mukherjee/AFP'Em chamas', Estádio Olímpico ganha as cores da bandeira do BrasilIndranil Mukherjee/AFP
Agora é com o Rio de Janeiro. Em cerimônia que durou pouco mais de três horas, Londres se despediu da Olimpíada neste domingo com uma grandiosa e sonora festa de encerramento no Estádio Olímpico, que teve o Brasil, sede dos próximos Jogos, como protagonista.

Assim como foi na abertura, a cerimônia de encerramento teve a música como grande estrela da noite. Desde os primeiros momentos do evento deste domingo, os britânicos mostraram ao mundo que o forte deles, além do esporte – a Grã-Bretanha ficou em terceiro do quadro de medalhas -, são as canções do universo pop que fizeram parte da vida de muitos.

As músicas de Beatles, David Bowie e outros foram a trilha sonora para a passada de bastão para os brasileiros, que em cerca de oito minutos, fizeram uma festa não menos sonora: muito samba e até uma pitada de funk – o carioca, é claro.

Renato Sorriso, Alesandra Ambrósio e Seu Jorge, na festa de encerramento da Olimpíada
Renato Sorriso, Alesandra Ambrósio e Seu Jorge - Foto: Jewel Samad/AFP

Marisa Monte, Seu Jorge, o passista-gari Renato Sorriso, a top Alessandra Ambrósio e Pelé foram as estrelas da parte verde-amarela da cerimônia, que teve desde Heitor Villa-Lobos até Clara Nunes, passando por Wilson Simonal e Gilberto Gil nos alto-falantes. Uma palhinha do que virá por aí em 2016.


Renato abriu a apresentação sambando sozinho no palco, até ser interrompido por um segurança. Na sequência, o público foi convidado a um breve, mas intenso passeio pela cultura brasileira. Marisa Monte, de iemanjá, desfilou em uma passarela transformada em calçadão de Copacabana. Seu Jorge cantou Simonal, Bnegão foi de "Maracatu Atômico", de Jorge Mautner e Nelson Jacobina, e um grupo de ritmistas deixou o estádio com ares de Sambódromo. "Canto das Três Raças", sucesso com Clara Nunes, ecoou e ajudou a esquentar a festa brasileira. Na parte final, Pelé surgiu com a camisa da Seleção e deu encerrou o número. Foi breve, mas serviu de aperitivo para o que vem por aí em 2016.

Marisa Monte, festa de encerramento da Olimpíada de Londres
Marisa Monte, de Iemanjá, se apresenta na festa - Foto: Johannes Eisele/AFP

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi quem recebeu a bandeira olímpica das mãos do presidente do COI, Jacques Rogge, na cerimônia que marca oficialmente a passagem de uma Olimpíada para outra. Sai o rock, entra o samba.

Mas o sotaque predominante foi o britânico. Os organizadores repetiram a dose da festa de abertura e fizeram uma cerimônia cheia de música pop, com muito rock representando, ao vivo ou nas caixas de som, por artistas do naipe dos Beatles, David Bowie e The Who, que fez o último show. Em um momento emocionante, Freddie Mercury, em vídeo, regeu o coro do público, para, sem seguida, o Queen quase completo, reforçado por Jessie J, cantar “We will rock you”.

Mas também teve espaço para o rap, música eletrônica – com Fat Boy Slim – até as Spice Girls, reunidas para a cerimônia. As cantoras se reuniram especialmente para a apresentação e cantaram os velhos sucessos “Wannabe” e “Spice up your life”. Ainda nos grupos vocais, o Take That fez sua participação.

O trecho menos relevante ficou por conta do Muse. A banda tocou o hino da Olimpíada, “Survival”, música que não pegou durante os Jogos.

Depois da participação de Rowan Atkinson na pele de Mr. Bean, na festa de abertura, a cerimônia de hoje também teve seu momento de humor. E com um dos maiores nomes da comédia mundial: o ator Eric Idle, do grupo Monty Python. Vestido como “Homem-foguete”, Idle cantou “Always Look the Bright Side of Life”, música de parte importante do filme “A Vida de Brian”. O público acompanhou com assobios um dos momentos amis marcantes da festa.

Na tribuna, as ausências foram a rainha Elizabeth II e o príncipe Willian. Mas a família real esteve representada pelo príncipe Harry e sua cunhada, Kate Middleton (mulher de Willian), mas sem interferirem na festa.

Na parte final, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres, Sebastian Coe, fez um emocionado discurso, agradecendo a todos, mas especialmente os voluntários. Em seguida, Rogge convidou o mundo a ir para o Rio em 2016, e encerrou oficialmente a Olimpíada de Londres.

As 204 mini-tochas que formam a pira foram desmembradas, o fogo olímpico foi apagado, para reaparecer no Rio de Janeiro daqui quatro anos. A bola, ou a tocha, está com os cariocas. Londres diz "goodbye", e o Rio diz "hello".

Peter Townshend e Roger Daltrey: The Who encerra a Olimpíada
Peter Townshend e Roger Daltrey: The Who encerra a Olimpíada - Foto: Jewel Samad/AFP

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS