6 de jun. de 2012


UM POUCO MAIS CLARA - SEGUNDA PARTE.
   

   1964 Clara deixava a inconfidência e partia rumo á novos horizontes na rádio guarany e como premio ganha um programa de televisão na tv Itacolomy, recebendo nomes como Ângela Maria,Ademar Dutra...
     Em  1965 , Clara segue na luta por seu lugar ao sol, antes do ano findar ela tomou a decisão que poderia mudar sua vida, deixar Belo Horizonte e partir rumo ao Rio de Janeiro, embarcando para a cidade maravilhosa ao lado de Aurino,   lá se hospeda temporariamente no apto de seu namorado , local onde ele ficava quando ia ao RJ visitar seu irmão com quem o apto era dividido, neste endereço Clara conhece o  então apresentador  de rádio  Carlos Imperial que tbm morava ali.

Clara entra para fazer o teste e é  e é aprovada na então gravadora Odeon , o primeiro passo foi escolher qual seria o seu repertório e o estilo de suas músicas. No dia 21 de julho a entra em estúdio para gravar a canção que seria tema de seu primeiro lp que seria lançado no ano seguinte.




     1966, começa e Clara desponta em sua carreira, começa então á  brilhar para o Brasil nossa estrela maior, lança pela gravadora Odeon seu primeiro disco: A VÓZ ADORÁVEL DE CLARA NUNES

formado apenas por músicas românticas, não atingindo o esperado sucesso, vendeu apenas 3.100 cópias, neste período Clara resolve se mudar do apto que dividia pois Imperial estava mal falado e tinha costume de levar jovens para o lugar Mudou – se então para um quarto e sala alugado de uma amiga ,que ficava no bairro Copacabana, lá começou a entrar em contato com o programa do Chacrinha que já era estourado , pedia por uma chance de lá se apresentar, mas a situação estava difícil para a menina do interior de MG,

 Ela não queria ficar dependendo sempre das ajudas de Aurino , mas não conhecia quase ninguém na cidade , apenas Denise, uma garota de programa que fazia ponto perto de seu prédio, e lá foi ela, morar com a amiga e  com mais cinco meninas, uma trabalhava no extinto INAMPS e  duas delas trabalhavam como divulgadoras , sendo que uma delas numa gravadora , conseguindo assim que clara começasse á aparecer em programas de tv e de rádios, como de Jair taumaturgo, Chacrinha, almoço na tv, José Messias, rádio guanabara tv Rio...


Estava disposta a aceitar tudo que viesse pela frente daí em diante ela ganha uma imagem de cantora de festivais, começando a ser conhecida por todo nosso país. As baixas vendas de seu primeiro disco não á fizeram desistir.


Na verdade a gravadora odeon, visualizou em Clara um Altemar Dutra de saias, mas não deu certo o projeto da gravadora.
Neste período , ainda perdida ela aceita participar de filmes que vinham fazendo sucesso na época da jovem guarda, aparições bem curtas mas que lhe renderiam visibilidade na mídia.
     No ano seguinte, em meados de 1967 ,com os primeiros lucros de seu trabalho com o lp a voz adorável de Clara Nunes

Clara compra seu primeiro apartamento de dois quartos ,sala ,cozinha e banheiro , no bairro de Copacabana, interpreta músicas de Jose Messias  e começa a despontar em revistas famosas na época como a sétimo céu e também lança o livreto de fotonovela ,  MENTIRAS DE AMOR, junto com o cantor Agnaldo Rayol para a revistas, também  aparece nas revistas do rádio.
     

Em 1968 , clara Nunes lançaria seu primeiro sucesso de verdade, VOCÊ PASSA E EU ACHO GRAÇA , dos compositores Ataulfo Alves e Carlos Imperial,seu então ex vizinho de apartamento, esta canção foi inscrita no festival que aconteceria naquele ano .

 
  Quando entra o ano de 1969 Clara terminaria o seu namoro ou amizade com Aurino Araújo, já estava fria a relação dos dois , viviam mais como amigos do que como namorados, ele ficava mais tempo em MG do que no Rio ela deu seu ultimato ao rapaz, ou casaria ou terminariam tudo , ela agora entra de cabeça em seu novo projeto, o   lp ´´ A BELEZA QUE CANTA´´ , e se entrega de vez ao samba e a música brasileira , com musicas de Carlos Imperial e outros compositores.


´´ Eu realmente acredito que essa vocação pro canto , veio de berço. Mesmo porque desde que eu me recordo, assim, uns 6 anos , eu já cantava... ´´
 
No final de 1970, Clara conhece  ADELZON ALVES, seu amigo, futuro produtor e namorado, surgia então uma nova fase na vida de nossa guerreira. com seus discos sendo produzidos pelo radialista Adelson Alves , nossa guerreira se descobre um exímia cantora de samba.
  Adelzon começa mudando o visual de clara para algo mais para as raízes do samba, pois desde Carmem Miranda , ninguém havia vestido um personagem típicamente  brasileiro, ano então que Clara começa á freqüentar as escolas de samba do rio de janeiro como a serrinha, conhece o jongo, vovó Maria Joana, e a Portela onde se encanta pela velha guarda, fica fã e amiga de Clementina de Jesus , Monarco e Paulinho da Viola, surgindo assim seu amor pelas quadras das escolas de samba do Rio de Janeiro, principalmente a da Portela a qual seria eleita sua escola do coração e lhe prestaria muitas homenagens com o decorrer de sua vida e carreira.
   

  No ano de 1971, Clara viaja para a África, seria sua primeira viagem ao país e volta destinada a mudar de vez as raízes de suas músicas, é lançado então o primeiro lp produzido por Adelzon Alves e já em companhia do Conjunto Nosso Samba que também era produzido por Adelzon.
Nascia ali, com a parceria de Adelzon a Clara mestiça, que tinha suas raízes bem brasileiras.
     



1972  Clara começa um novo projeto  , SABIÁ , SABIÔ , com texto do grande escritor Hermínio Bello , o show não chegou a se realizar por problemas internos, era para ser estreado  no teatro Glauce Rocha no Rio de Janeiro, mas nunca saiu dos ensaios, pois Hermínio ficou doente..
  Logo após,Clara lança mais um Lp memorável, CLARA,CLARICE,CLARA composto de melodias de  músicos de grandes escolas de samba e outras de Caetano Veloso e Dorival Caymmi, com uma das músicas mais belas gravadas por ela ,TRISTEZA PÉ NO CHÃO de Armando Fernandes , samba de primeira linha o qual foi apresentado no festival de Juiz de Fora/MG , está música rendeu á nossa clara , mais de 100 mil cópias vendidas, também neste período Clara se entrega de vez á religião, fazendo suas obrigações no Rio Capibaribe sob a mão de pai Edu do Recife, entregando sua cabeça á oxum.






SEGUE ...

BOM RESTINHO DE QUARTA FEIRA E TENHAM TODOS UM MARAVILHOSO FERIADO!

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS