27 de mar. de 2012

Donas dos versos dos trovadores


A MINEIRA GUERREIRA
Clara Nunes foi uma cantora de grande popularidade no Brasil. Esse reconhecimento não acontecia somente entre o público, mas também entre os compositores.
Clara foi homenageada em diversas canções, em especial por seu marido, Paulo César Pinheiro.
Ao lado do parceiro João Nogueira, eles imortalizou Clara como musa primeiramente na canção “Mineira”, em que suas características, seu canto e sua fé eram exaltados.
Após, como presente para a cantora, a dupla de compositores fez uma canção para que ela interpretasse. Os versos iniciais da música “Guerreira” soam como uma resposta à “Mineira” na voz de Clara.
“Se vocês querem saber quem eu sou, eu sou a tal mineira”, entoava Clara, cheia de graça e ginga.
Após o falecimento da cantora em 1983, Paulo César e João se reuniram novamente para uma despedida da cantora. Dessa vez a composição veio em forma de samba-exaltação, e relembrava a trajetória de Clara: “Um Ser de Luz”.

DUAS CANÇÕES E UMA ESTRELA
Em meados da década de 40, uma valsa do compositor pernambucano Capiba fazia sucesso nas rádios brasileiras na voz de Nelson Gonçalves.
“Maria Bethânia”, a senhora do engenho, era o maior hit. Nesse período, no recôncavo baiano nascia uma garota que, a pedido de seu irmão mais velho, recebia o mesmo nome da canção.
Maria Bethânia se tornaria uma das maiores cantoras do Brasil, e seu irmão que escolheu seu nome, Caetano Veloso, um de nossos maiores compositores.

Mas é por causa de uma canção criada em 1977 que traz Maria Bethania a essa lista de musas. Em um período conturbado de nossa história, Caetano se viu obrigado a deixar o país e passar uma temporada em Londres.
Foi nessa época que a música “Maria Bethânia” nasceu. Um rock’n’roll cantado em inglês, bem distante da valsa de 30 anos antes, e essa sim dedicada e endereçada à Maria Bethânia cantora.
Era um pedido de lembranças e notícias do país tropical que estava distante naquele momento, e do qual Caetano sentia tanta falta.

leia mais...

A cantora Maria Bethânia
Crédito: Beti Niemeyer

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS