17 de fev. de 2012


Portela quer homenagear Clara


Escola vai falar sobre festas como as lavagens do Bonfim e de Itapuã.
Azul e branca será a segunda escola a desfilar no domingo (19)

Uma festa baiana com o tempero portelense. É assim que a escola de samba Portela, considerada uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro, quer apresentar o seu carnaval neste ano, na Marquês de Sapucaí, no Centro. Para contar o enredo “E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual...”, a azul e branco vai levar as principais festas baianas para a Avenida.

E como anfitriã dessa “festança” estará a cantora Clara Nunes, a grande homenageada, que, se estivesse viva, estaria completando 70 anos em 2012. Na avenida, ela será representada pela cantora Vanessa da Matta. De acordo com o carnavalesco Paulo Menezes, que faz a sua estreia na Portela, festas como a lavagem do Bonfim e de Bom Jesus dos Navegadores estarão no desfile.

“A Clara Nunes é a grande responsável por levar a Portela até a Bahia para conhecer as festas baianas. Ela sempre vendeu a imagem do candomblé, da Bahia para o mundo, então nada mais apropriado do que colocá-la como a grande anfitriã desse desfile. A gente quer mostrar a maneira do povo baiano festejar, de comemorar, de rezar, de sincretizar”, explicou o carnavalesco.

O carnavalesco disse ainda que o objetivo é mostrar as semelhanças entre a Bahia e Portela. “Vamos mostrar que a Bahia é como a Portela: cheia de alegria, cheia de fé e cheia de esperança. Então, o Senhor do Bonfim se compadece e se aproxima da Portela, abençoa seus santos, abençoa todos aqueles que fizeram a Portela ser o que ela é hoje: uma grande escola”, contou ele.

A escola vai mostrar celebrações oriundas das tradições africanas e de origem na Igreja católica, como as festas do Senhor do Bonfim, de Iemanjá, de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de São Cosme e São Damião. As tradicionais folias de carnaval na Bahia, como os carnavais do Afoxé, do Olodum, da Timbalada e dos Filhos de Gandhi também serão citadas.

Segunda escola a desfilar no domingo (19), entre 22h05 e 22h22, a Portela vai levar para a Avenida sete carros alegóricos, cinco tripés e 4,1 mil componentes, divididos em 35 alas. Em 2011, a escola de samba perdeu parte do seu barracão e alegorias durante um incêndio na Cidade do Samba, na Zona Portuária. Por causa disso, ela não concorreu ao título.

Portela vai levar duas águias para a Sapucaí (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Portela vai levar duas águias para a Sapucaí
(Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Águia baiana
Portela não é Portela sem a águia, símbolo do seu pavilhão. Presente em todos os carnavais, principalmente na conquistas dos 21 títulos do carnaval carioca, a ave não virá sozinha. De acordo com o carnavalesco, a Portela vai levar duas águias para avenida. Uma delas será em homenagem a Viriato Ferreira, que foi o carnavalesco que deu o último título à escola, em 1980.

“A águia virá do jeito que o portelense gosta. O símbolo não vai estar num carro alegórico, mas sim num pede passagem, de uma maneira diferente. Eu acho que o portelense vai gostar de ver a sua águia, o seu símbolo maior, nesse clima festeiro da Bahia. Esse ano a gente vai ter duas (águias), uma abre o desfile e a outra encerra”, disse o carnavalesco.

Ficha da Portela (Foto: Editoria de Arte/G1)

No entanto, as cores azul e branco, que representam a escola, não serão predominantes durante o desfile. O carnavalesco Paulo Menezes explica: “Bahia é calor, é cor. Então a gente vai fazer um desfile multicolorido, será uma explosão de cores e o que a gente quer é isso, emocionar as pessoas, fazer com que quem estiver na arquibancada cante, dance e brinque com a gente”, disse.

Bateria vai representar os Filhos de Gandhi
Considerada o coração da escola de samba, a bateria comandada pelo mestre Nilo Sérgio virá de Filhos de Gandhi. De acordo com o carnavalesco, integrantes do grupo baiano estarão presentes entre os ritmistas. Menezes explicou que a ideia é passar uma mensagem de união e força entre os componentes, levando para a Sapucaí as mensagens de Ghandi.

Azul e branca será a segunda escola a desfilar no domingo (19) (Foto: Rodrigo Vianna / G1)Azul e branca será a segunda escola a desfilar no
domingo (19) (Foto: Rodrigo Vianna / G1)

Já a fantasia da rainha de bateria, a atriz Sheron Menezzes, foi mantida em segredo pelo carnavalesco. O carnaval baiano estará representado no quarto carro da agremiação. Com o Pelourinho como cenário principal, folias de grupos como o Ileaiê, Timbalada e do Olodum serão lembradas no enredo. “O portelense se identifica com isso, ele festeja, ele comemora, ele reza, ele torce da mesma maneira que o baiano”, disse Paulo Menezes.

Paulo Menezes também preferiu não revelar as roupas do casal de mestre-sala e porta-bandeira Rogério Dornelles e Lucinha Nobre. O samba, considerados um dos melhores da safra de 2012, foi composto por Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, Toninho Nascimento e Naldo, e será interpretado por Gilsinho.

“A escola se encontra num momento feliz, de grande felicidade, de satisfação, a gente percebe que isso tudo começou com a escolha do enredo, porque esse ano o portelense teve o enredo do jeito que ele queria, com a cara da Portela. A escola vem com muito luxo e detalhada. Trabalhar aqui é uma emoção atrás da outra”, completou Paulo Menez

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2012/noticia/2012/01/portela-quer-homenagear-clara-nunes-com-festa-baiana-na-sapucai.html

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS