19 de fev de 2011



CLARA NUNES e os COMPOSITORES

Por Izaias Nascimento – 30 de janeiro de 2011

- Colocado em: Cultura Memória

O Instituto Mais Memória no mom

ento em que a PORTELA

A inaugurará um BUSTO DE CLARA NUNES no Portelão, rele

mbra nomes extraordinários de compositores que contribuíram valorosamente

na carreira da inesquecível cantora. Famosos, outros quase anônimos ou atualmente poucos lembrados, que fizeram da grande intérprete mineira, uma das maiores expressões da música popular brasileira. De Ataulfo Alves a Noca da Portela, p

assando por Nélson Cavaquinho, Chico Buarque, Mauro Duarte, Paulinho da Viola, Nei Lopes e outros gênios.

O sucesso, muitos podem afirmar, depende de fa

tores diversos, mas para o cantor ou cantora, os compositores são jóias raras. Uma canção pode mudar completamente a carreira de um artista e colocar um compositor anônimo numa atuação pr

ofissional de grande produção, como é o caso de alguns que serão citados.

Atalfo Alves cedeu um dos primeiros sucessos a CLARA NUNES com a canção ” Você passa e eu acho graça”. Consta parceria com Carlos Imperial.

egue-se um sucesso estrondoso com Tristeza Pé no chão de Armando Fernandes (Mamão) mineiro de Juiz de Fora/MG. A música foi apresentada inicialmente num Festival de música de Juiz de Fora. Foi sem sombra de dúvidas um marco na carreira de CLARA NUNES.


Nélson Cavaquinho também foi outro ilustre compositor na gloriosa carreira de CLARA NUNES. No ano de 1976, CLARA gravou “Risos e lágrimas” (parceria com Rubens Brandão e José Ribeiro) e “Tenha paciência” (parceria om/ Guilherme de Brito).

Candeia foi um dos mais permanentes compositores com sambas antológicos onde se destacam: O Mar serenou e Não vadeia Clementina.

Nei Lopes e seu parceiro Wilsom Moreira são notáveis compositores que efetivaram grande parceria com CLARA NUNES. Sucessos marcantes como:Candongueiro e Coisa da Antiga.

Chico Buarque foi presente na carreira de CLARA NUNES com músicas como: Apesar de Você e Morena de Angola. Disse recentemente em depoimento o seguinte sobre a cantora: “Sempre fui apaixo

nado pela voz de Clara. O que mais me impressionou foi o dia em que a conheci: voz e aparência, uma união perfeita. Nunca tinha visto nada igual. Ela era uma pessoa maravilhosa, expressiva”.














Romildo e Toninho Nascimento são expressões com sucessos como Conto de Areia e a Deusa dos

Orixás.


Mauro Duarte fabuloso e ex

pressivo compositor de CLARA NUNES contribuiu com muitos sucessos. Destacam-se:Lama, Menino Deus, Canto das Três Raças e Portela na Avenida, algumas em parceria com Paulo César Pinheiro.

João Nogueira também com Paulo César Pinheiro é um expoente na carreira de CLARA NUNES. Mineira, Um ser de luz, Minha missão são representativas desse grande compositor.

Paulinho da Viola foi um dos mais assíduos e permanentes compositores na obra de CLARA NUNES. Afinidades e a proximidade na Portela, uniram dois sambistas formidáveis.

Paulo César Pinheiro teve parcerias com João Nogueira e Mauro Duarte em diversos sucesos, onde se destacam:Portela na avenida, Mineira, Um ser de luz, Canto das três raças, Sem companhia e Menino deus.

http://blog.maismemoria.net/?p=2939

POR ALEX ACIOLI - MACAPÁ/AP

Nenhum comentário:

HOMENAGENS!

Loading...

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

PARCERIA MERCADO LIVRE

CLARA NO YOU TUBE

Loading...

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS