25 de jan. de 2009

O SAMBA ESTÁ DE LUTO!!!




Corpo de Tia Doca será velado na quadra da Portela



Rio - A corpo da pastora da Velha Guarda da Portela, Jilçária Cruz Costa, conhecida como Tia Doca, será velado nesta segunda-feira, a partir das 7h da manhã, na quadra da Portela, rua Clara Nunes, 81, em Madureira. O sepultamento será às 16h no cemitério de Irajá.

A sambista faleceu vítima de infarto na tarde deste domingo, aos 76 anos, no Hospital dos Servidores do Estado (Iaserj), no Centro. Tia Doca sofreu um derrame no último dia 17 e foi internada no hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, sendo transferida no dia 18 para o Iaserj. Na última quarta-feira recebeu alta da CTI e seu quadro de saúde estava estável.
Tia Doca ficou famosa por ser dona de uma das mais famosas rodas de samba da cidade. Há quase 30 anos, a sambista abria o quintal de sua casa para promover o famoso Pagode da Tia Doca, que serviu de berço para diversos artistas, entre eles Zeca Pagodinho. Em 2008, ela foi um dos destaques do filme "O mistério do samba", produzido pela cantora Marisa Monte.
Sua família era da Serrinha. Tia Doca era prima de Dona Ivone Lara. Já a mãe, dona Albertinha, foi a primeira porta-bandeira da Prazer da Serrinha e só parou de desfilar quando a escola acabou em 1947. Seguindo os passos da mãe, Doca já era, aos 14 anos, porta-bandeira da Unidos da Congonha, em Vaz Lobo. Seu mestre-sala era Benício, que mais tarde formaria par com Wilma Nascimento, na Portela.
Além de pastora, Tia Doca foi destaque da Portela e presidente de ala por três anos. Entrou para a Velha Guarda por sugestão de Alberto Lonato e teve como examinadores Alvaiade e Armando Santos; e veio a substituir a lendária Tia Vicentina.
Tia Doca era muito ligada a Clara Nunes, que promoveu diversas rodas de samba no quintal da sambista. Como compositora, Doca é autora do partido-alto "Temporal", por ela gravado num disco ao lado de Monarcoo, e do samba "Orgulho Negro", em parceria com o filho Jadilson Costa", gravado por Jovelina Pérola Negra.

Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS