15 de abr. de 2008

Homenagem na Bahia

De: Eliane


Malú Soares homenageia Clara Nunes no Pelourinho

(Clara no Pelourinho - imagem capturada do Clip "Ijexá" - janeiro de 1983 - Rede Globo)




Crédito: Marco Túlio Barreto

Há exatamente 25 anos, no dia 02 de abril de 1983, o Brasil perdia a cantora Clara Nunes após 28 dias de coma devido a um choque anafilático em meio a um procedimento cirúrgico. Considerada uma das maiores intérpretes do samba no Brasil e a primeira mulher a emplacar como cantora desse estilo, Clara será homenageada pela cantora Malú Soares, no próximo dia 19, um sábado, com o show Malú Soares canta Clara Nunes, na Praça Quincas Berro D’Água, às 21h. O show gratuito é uma produção do Programa Pelourinho Cultural (IPAC), da Secretaria de Cultura da Bahia.



Para a homenagem, Malú Soares selecionou um repertório com as mais famosas canções já consagradas na voz da mineira Clara Nunes. Entre outras músicas, o público vai conferir Coração Leviano, Guerreira, Ê Baiana, Morena de Angola, Filhos de Gandhy, Feira de Mangaio e Portela na Avenida. No total, serão relembradas 32 canções da artista.



Os ritmos samba, ijexá e forró são a base musical do espetáculo. A idéia do tributo surgiu de forma inesperada. “Estava fazendo uma pesquisa quando percebi que nunca haviam feito um show sobre a Clara Nunes na Bahia. Juntei isto ao fato de fazerem 25 anos de morte da Clara. Pensei, a hora é esta”, diz Malú, que já apresentou o mesmo show em Belo Horizonte - em Minas Gerais, e no Pelourinho, durante o carnaval deste ano.



Também mineira, mas residente na Bahia há 20 anos, Malú Soares tem mais de 30 anos de carreira dedicada ao axé e ao pop. Com a perspectiva do show atual, Malú tem tido uma nova experiência e, garante, vale a pena conferir. “A receptividade do público tem sido ótima. As pessoas não param de cantar e dançar. Isto só reafirma como a Clara é eterna. É importante relembrar o repertório de uma artista brasileira desse calibre”, enfatiza.



Malú guarda boas expectativas para o show no Pelourinho. Segundo ela, as músicas de Clara têm um “q” de Bahia que vai contagiar o público. A importância, explica, é de resgate. “Os jovens que curtem o hip hop, o pagode, que são ritmos também maravilhosos, precisam apreciar outros estilos e intérpretes. O Brasil tem muito mais coisas a se ver e os artistas têm a obrigação de relembrar a história dos grandes músicos brasileiros que nos trouxeram prestígio, inclusive, fora do país”, avisa.



Adorada pelo público, Clara Nunes ultrapassou a marca de um milhão de discos vendidos com o álbum Brasil Mestiço, em 1980, e foi prestigiada com mais de dezoito discos de ouro. Sua discografia completa soma 17 obras. Ao lado de Alcione e Beth Carvalho, formou o trio ABC do Samba.





SERVIÇO:



O quê: Show de Malú Soares em homenagem à Clara Nunes
Quando: Sábado, dia 19, às 21h
Onde: Praça Quincas Berro D’Água - Pelourinho
(Evento Gratuito)



Maiores informações:
Assessoria de Comunicação – Pelourinho Cultural: 3117-1509/ 9926-6868


(Contribuiu: Agostinho)




Nenhum comentário:

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS