12 de dez de 2007



Ilustres e desconhecidos


A difícil relação entre os compositores e o público na música popular brasileira


Monnik Lodi Poubel*


Elis Regina, Maria Bethânia, Clara Nunes. Esses são alguns nomes de grandes intérpretes da música popular brasileira. Por toda parte, em diversos meios, seus nomes são conhecidos e consagrados. Reconhecimento merecido. Afinal, o talento e o sucesso dessas artistas não se deve simplesmente à afinação ou à bela voz que possuem. No trabalho dessas pessoas também está a interpretação e a emoção, uma arte que não se aprende e não está simplesmente na técnica. É a arte de colocar sentimento na música, um dom de quem conhece o seu meio, tem consciência do que está fazendo e cantando.
É louvável que a voz e o nome dos nossos grandes intérpretes esteja viva na vitrola e na memória das pessoas. É gratificante escutar elogios, não só à voz da Elis, mas à forma como ela conduzia a canção, à emoção que demonstrava ter pelo seu trabalho. Mas não é nem um pouco gratificante certificar-se de que as pessoas não conhecem, e, na maioria das vezes, nunca ouviram falar no nome dos autores das músicas interpretadas por esses cantores que tanto admiram, ou que, pelo menos, escutam.
Quantos supostos conhecedores da música popular brasileira sabem que a música Vou deitar e rolar (Quaquaraquaquá), interpretada por Elis Regina é do violonista Baden Powell e do grande letrista da música popular brasileira, Paulo César Pinheiro? Quantas pessoas sabem que parte considerável das canções interpretadas por Elis são de autoria da dupla Aldir Blanc e João Bosco, ambos lançados pela cantora? E para completar, uma minoria dos frequentadores das rodas de samba associa as músicas gravadas por Clara Nunes, cujo repertório é constantemente desfiado, aos seus autores, como Paulo César Pinheiro, Ivor Lancellotti, Mauro Duarte, etc. Poucos sabem que o samba Portela na avenida, um dos maiores sucessos em rodas de samba da classe média universitária, é resultado de uma parceria entre Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro.


Nenhum comentário:

HOMENAGENS!

Loading...

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

PARCERIA MERCADO LIVRE

CLARA NO YOU TUBE

Loading...

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS