8 de nov. de 2007







Clara Nunes era uma explosão.


Seus shows emocionaram platéias em todo o Brasil e em várias partes do mundo. A mídia rendeu-se a ela. A indústria do disco também. Dava ibope. Era uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Mergulhou nos jogos do mercado fonográfico rumo ao estrelato. A capacidade de lutar pêlos seus ideais, de fazer valer seus direitos é incontestável. Acreditava no amor e na amizade. Brasileira legítima, tinha uma fé absolutamente sincrética. Batia cabeça e cantava ponto em terreiro. Tomava passe em centro de mesa branca e comungava em igreja católica, após se ajoelhar para rezar o Pai Nosso ou a Ave Maria diante da imagem de Nossa Senhora.
Em 1983, no apogeu da carreira internou-se numa clínica na zona sul do Rio de Janeiro para urna cirurgia de varizes, aparentemente simples, vindo a falecer depois de 28 dias de agonia. A possibilidade de erro médico, os boatos desencontrados, a comoção popular e o velório apoteótico na quadra da Portela em Madureira são o tema dos últimos e emocionantes capítulos de Clara Nunes - Guerreira da Utopia.
Vagner Fernandes debruçou-se sobre a vida e a obra de Clara Nunes, percorrendo os lugares trilhados pela cantora. Da terra natal da artista em Caetanópolis (MG), ao popular bairro de Oswaldo Cruz (RJ), no qual se encontra a quadra da Portela, a escola de samba que se tornou uma das paixões de Clara. O autor pesquisou em uma ampla bibliografia e entrevistou mais de 300 pessoas com cerca de 400 horas só de depoimentos. As circunstâncias da morte de Clara, com o desarquivamento da sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, revela neste livro pela primeira vez, depois de 25 anos, as hipóteses para o choque anafilático, mesmo sem esclarecer qual substância especificamente teria provocado a alergia e levado Clara à morte.
Carioca, 35 anos, o jornalista e pesquisador Vagner Fernandes é pós-graduado em jornalismo cultural, com uma carreira que cobre duas décadas na mídia impressa, rádio e televisão. Trabalhou entre outros, na Bloch Editores, O Globo, Jornal do Brasil e revista Vogue. Clara Nunes -Guerreira da Utopia é o primeiro livro do autor.


Postado por:Leisa Ribeiro


Fonte:Ediouro


Um comentário:

Anônimo disse...

Aninha, essa foto em preto e branco da Clara é uma daquelas que me "roubaram", entre aspas porque não foi assalto ou coisa que o valha, mas algo pior...
Da para retirar, até eu regularizar a situação, mesmo que demore anos quem "roubou" vai pagar...

CLARA NUNES, MEU SONHO CRISTALINO!

guerreira!

MINHA HOMENAGEM Á CLARIDADE

Powered By Blogger

PARCERIA MERCADO LIVRE

ANINHA VIEIRA

Minha foto
BRASIL, RS, Brazil
MAIS UM ESPAÇO DEDICADO A NOSSA ESTRELA MAIOR CLARA NUNES. CLARA, NÓS TE AMAMOOOOOOOOOOOOOSSS!!!! ANINHA VIEIRA/RS